
Créditos: Freepik
Há pouco mais de seis meses, a história do Direito Previdenciário no Brasil foi marcada por um evento importante: a implantação da Academia de Letras de Direito Previdenciário (ALDP). A solenidade de posse dos primeiros membros da Academia, ocorrida no dia 13 de outubro de 2022, foi um momento de grande prestígio para os juízes federais João Batista Lazzari e Leonardo Cacau Santos La Bradbury, bem como para o desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, que se tornaram acadêmicos da ALDP.
A sessão solene aconteceu no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo/SP, e contou com a presença dos maiores cientistas do Direito Previdenciário no Brasil. A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, foi a responsável pela coordenação do evento.
Durante a cerimônia, destacou-se a importância do Direito Previdenciário no contexto atual do país, ocupando cerca de 60% das causas na Justiça Federal. Por esse motivo, o permanente estudo e aprimoramento nesta área se fazem necessários.
Os novos acadêmicos são doutores em Direito Previdenciário e possuem livros escritos nesta área. O objetivo é que a ciência seja mantida e também acompanhe as evoluções da sociedade.
A composição da Academia ficou assim definida: Hélio Gustavo Alves como Presidente, Adriane Bramante de Castro Ladenthin como Vice-Presidente, João Batista Lazzari como Conselho Fiscal, Leonardo Cacau Santos La Bradbury como Secretário Geral, Daniel Machado da Rocha como Secretário Adjunto, Theodoro Vicente Agostinho como Tesoureiro-Coordenador de Contas, Fábio Souza como Conselho Fiscal, e Marcelo Borsio como Tesoureiro-Adjunto de Contas.
Além disso, a Academia também conta com os seguintes acadêmicos: Fábio Zambiette, Jane Lucia Wilherlm Berwanger, Marcelo Barroso Lima Brito de Campos, Marco Aurélio Serau Junior, Paulo Afonso Brum Vaz, Wagner Balera, e Wladimir Novaes Martinez.
A implantação da Academia de Letras de Direito Previdenciário é um marco importante para o desenvolvimento da ciência jurídica no Brasil e representa um grande passo na busca por um estudo constante e aprimoramento do Direito Previdenciário.
Fonte: ALDP